A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Donald Trump “não está tentando ser o imperador do mundo” e que o presidente norte-americano “é o líder do mundo livre”. Essa foi uma resposta à declaração de Lula sobre o tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA.
“O presidente enviou uma carta ao Brasil na qual ele estipula tarifas e diz que atividades comerciais injustas estão afetando há anos a economia americana. Isso coloca os produtores, fabricantes, agricultores e pecuaristas americanos, que seguem padrões ambientais melhores, em desvantagem competitiva. Nosso presidente sempre age a favor dos americanos e vai continuar agindo”, reforçou Karoline Leavitt durante uma coletiva de imprensa.
Mais cedo, Lula disse que Donald Trump tem demonstrado desinteresse em negociar e age como se pudesse impor tarifas livremente a outros países. Apesar da tensão entre os dois países, o petista declarou que não enxerga uma crise nas relações com Washington e destacou o histórico de laços positivos entre o Brasil e os Estados Unidos.