Se não bastasse a ameaça de um tarifaço de 50% sobre os produtos daqui, os Estados Unidos abriram uma investigação comercial contra o Brasil. Diante disso, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o Governo dará explicações sobre os temas abordados pela Casa Branca.
Os norte-americanos citam de Pix a redes sociais, passando por desmatamento ilegal a práticas de corrupção. Esses e outros itens serão alvo de apuração do Escritório do Representante do Comércio dos EUA, que abriu o processo e vai determinar se as práticas listadas são consideradas desleais.
“Não é a primeira vez que é feita uma abertura de investigação. Isso já foi feito, o Brasil respondeu e o assunto foi encerrado. Dessa vez, o Brasil vai explicar. Questionar desmatamento? O desmatamento está em queda, aliás, o Brasil é um exemplo para o mundo. Nós temos a maior floresta tropical do mundo. O Brasil tem empenho em reduzir desmatamento e recompor a floresta”, disse o ex-tucano.
Outro ponto abordado foi em relação ao Pix. O sistema moderno e eficiente de pagamentos e transferências bancárias, lançado pelo Banco Central em 2020, foi citado como exemplo de como o governo favorece o país em detrimento das empresas norte-americanas.
“Pix é um modelo, é um sucesso. Então, isso nós vamos explicar, não tem nenhum problema”, rebateu Geraldo.